apoio a empresas

MODELO DE EXCELÊNCIA EFQM - NÍVEIS 1 e 2

Organizações excelentes alcançam e mantêm níveis notáveis de desempenho que satisfazem ou excedem as expetativas de todos os seus stakeholders.

O Modelo de Excelência da EFQM é uma ferramenta de gestão abrangente utilizada por mais de 30 000 organizações na europa. O Prémio de Excelência da EFQM é considerado a mais alta condecoração da Europa para a excelência empresarial.

 O Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management - www.efqm.org) é uma ferramenta de gestão que permite:

  • Avaliar o desempenho da organização e identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Integrar e alinhar os processos, procedimentos e ferramentas existentes, eliminando as duplicações;
  • Introduzir uma cultura de melhoria contínua;
  • Identificar quais as ações que, na realidade, estão a ter um impacte positivo nos resultados, que áreas necessitam de uma maior atenção e que abordagens devem tornar-se redundantes.

Níveis de Excelência - Um percursos em etapas para a Excelência Organizacional

Reconhecendo a necessidade de encontrar formas simples e práticas das organizações poderem demonstrar o seu grau de maturidade na aplicação do Modelo de Excelência, a EFQM concebeu um modelo de reconhecimento em etapas que permite às organizações optar pelo nível mais adequado à sua realidade/maturidade e progredir para níveis mais exigentes.

  • 1º Nível de Excelência - "Commited to Excellence": Destina-se a empresas, que se encontram no início do seu percurso a caminho da Excelência. O objetivo é ajudar as organizações a compreender o seu nível de desempenho atual e a estabelecer prioridades de melhoria.
  • 2º Nível de Excelência - "Recognized for Excellence": Destina-se a empresas, com maturidade ao nível da gestão que lhes permita acomodar uma autoavaliação segundo o Modelo de Excelência da EFQM. Oferece aos candidatos os benefícios de uma abordagem estruturada para identificar os pontos fortes e as áreas de melhores da organização.

Neste projeto seguir-se-ão as metodologias recomendadas pela EFQM, nomeadamente o uso da Business Excellence Matrix (BEM) para efetuar a autoavaliação, prioritizar melhorias e concretizá-las através da metodologia de melhoria RADAR (Resultados, Abordagem, Desdobramento, Avaliação e Refinamento). O Modelo é utilizado pelas melhores empresas europeias, de diferentes naturezas, setores de atividade e dimensões.

 

O Modelo de EFQM pode ser aplicado a empresas públicas ou privadas de todos os setores de atividade:

Conheça os vencedores de 2016 aqui.

 

 

 

MODELO DE GESTÃO DE RISCO

A sua empresa está a gerir o risco? Ou tem uma gestão de risco?

 

O risco é inerente ao nosso dia-a-dia. A gestão do risco operacional, financeiro, estratégico e de negócio permite uma tomada de decisão mais consciente e a implementação de medidas adequadas, evitando situações indesejadas.

A Gestão do Risco é o processo de pensar sistematicamente sobre todos os possíveis resultados indesejados antes que eles aconteçam e a criação de procedimentos que irão evitar, minimizar ou permitir à empresa lidar com os impactos negativos nos seus objetivos estratégicos

A Gestão do Risco conduz ao fortalecimento das suas decisões, reduzindo surpresas e prejuízos e defendendo e valorizando o capital.

Com o TARGET HIGH VALUE a sua empresa pode beneficiar do desenvolvimento e implementação de um Modelo de Gestão do Risco ajustado à sua realidade, que permite identificar, analisar e avaliar o risco a que a empresa está sujeita, e definir planos de ação que irão possibilitar mitigar, aceitar, transferir ou eliminar o risco.

A gestão de riscos é um elemento central na gestão da estratégia de qualquer organização e poderá incidir nas áreas de:

  • Risco Financeiro;
  • Risco Operacional;
  • Risco Estratégico;
  • Risco do Modelo de Negócio.

O Modelo de Gestão de Risco é criado através de uma metodologia que abrange as seguintes fases:

  • Identificação dos riscos;
  • Análise dos riscos;
  • Avaliação de riscos na empresa;
  • Definição de um plano de ação com as medidas que irão permitir mitigar ou diminuir algum risco

Seja uma das empresas a beneficiar desta oportunidade.

INBOUND MARKETING

Como complemento do Modelo de Excelência EFQM e/ou do Modelo de Gestão de Risco, as empresas participantes poderão ainda usufruir de apoio no âmbito do Inbound Marketing.

Nos dias de hoje, uma empresa que não tem uma presença digital forte corre o risco de ficar esquecida. Apesar de um elevado número de PME já terem uma presença digital, esta é muitas vezes desestruturada e/ou desadequada aos seus objetivos.

É importante que as ações Inbound estejam alinhadas com a estratégia da empresa e com o perfil do(s) mercado(s) alvo, através do desenho de uma estratégia de Inbound Marketing, que conduzirá à implementação de ações que poderão incidir sobre:

  • Website;
  •  Email marketing;
  • Presença nas redes sociais;
  • Blogs;
  • SEO – Search Engine Optimization, entre outras.